Grupo Assim

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Causas da falta de apetite

Postado em 01/04/2021


1. Problemas emocionais ou psicológicos

A depressão e a ansiedade, por exemplo, podem diminuir o apetite da pessoa, podendo até mesmo resultar em perda de peso e problemas intestinais.
Além desses transtornos psicológicos, a anorexia é considerada umas das principais causas de perda de apetite, isso porque a pessoa se sente muito acima do peso e tem medo de comer, o que faz com que o apetite diminua

2. Infecções
Boa parte das infecções, seja bacteriana, viral ou parasitária apresentam a falta de apetite e em alguns casos sintomas gastrointestinais como diarreia e dor abdominal, além de febre, enjoos e vômitos.

3. Doenças crônicas
Doenças crônicas como diabetes, insuficiência cardíaca, doença pulmonar obstrutiva crônica e câncer, podem apresentar como sintoma a perda de apetite.
No caso do câncer especificamente, além da falta de apetite, há perda de peso rápida sem causa aparente e alterações na urina.

4. Uso de medicamentos
Alguns medicamentos como a fluoxetina, possuem como efeito colateral a diminuição do apetite, que costuma passar após a fase de adaptação do remédio, o que não é grave, a não ser que surjam outros sintomas que possam interferir na qualidade de vida da pessoa como alterações no sono e dores de cabeça, por exemplo.

5. Abuso de drogas lícitas e ilícitas
O consumo em excesso de bebidas alcoólicas, cigarros e outras drogas também podem interferir no apetite reduzindo-o e até eliminando-o completamente, além de causar outras complicações para a saúde, como a dependência química e desenvolvimento de transtornos psicológicos.